A Holanda que fechará as fronteiras para imigração da União Europeia a partir de dezembro de 2024
Segundo governo holandês, que é comandado por partido anti-imigração, controle vai começar em dezembro e deve durar seis meses; objetivo é conter fluxos migratórios. País integra espaço de livre circulação de pessoas determinado pela UE.
Por g1
11/11/2024 12h31 Atualizado há 10 horas
Líder do partido de extrema-direita holandês PVV, Geert Wilders, durante reunião com membros de seu partido no Parlamento da Holanda em Haia — Foto: Yves Herman/ Reuters
A Holanda anunciou nesta segunda-feira (11) que vai fechar sua fronteira terrestre com a União Europeia a partir de dezembro.
O fechamento ocorrerá a partir de 9 de dezembro e por um período de seis meses para controlar fluxos migratórios para o país, afirmou a ministra da Migração, Marjolein Faber.
A Holanda faz fronteira terrestre com a Bélgica e a Alemanha, ambos países que integram o Espaço Schengen, a zona de livre circulação de cidadãos e mercadorias da União Europeia. Em situações extraordinárias, os países do Espaço Schengen têm autorização para fechar suas fronteiras.
Como fechamento, quem quiser entrar na Holanda vindo de algum país da União Europeia terá de passar por controles de fronteira que o governo imporá no período. Passageiros de alguns voos vindos de países da UE também serão submetidos a controle de passaporte, mas o governo ainda não detalhou quais.
A medida faz parte de um pacote amplo aprovado em outubro este ano para conter a imigração do governo do primeiro-ministro, Dick Schoof, que lidera uma aliança de direita no governo desde julho.
“Queremos tornar a Holanda o menos atraente possível”, disse a ministra da Migração, que é da extrema direita.
O pacote também inclui a proibição da entrada de acompanhantes de solicitantes de asilo e a polêmica medida de declarar regiões da Síria, país atualmente em guerra, como seguras, para que agentes de imigração holandeses possam negar o visto de refugiado a cidadãos sírios — a Holanda é signatária do Estatuto dos Refugiados da Organização das Nações Unidas (ONU), que determina concessão do visto de asilo e refúgio a cidadãos oriundos de países ou zonas em guerra.
As medidas foram uma exigência da ala da extrema direita da aliança, liderada por Geert Wilders, que se diz antimuçulmano e é contrário a um pacto que a União Europeia tenta fazer para uma política de asilo comum para cidadãos que fogem de guerras.
O anúncio da Holanda segue um movimento anti-imigração que ocorre em vários países da Europa, como a França e a Alemanha. Recentemente, o governo alemão também impôs controles em áreas de fronteira com países da União Europeia, e novo primeiro-ministro francês expressou a intenção de fazer o mesmo.
Reproduzir vídeo
Reproduzir
--:--/--:--
Silenciar som
Minimizar vídeoTela cheia
Holanda anuncia fechamento de fronteiras com a União Europeia
Veja também
Mais lidas
Escala 6x1: Alckmin diz que reduzir jornada é 'tendência' no mundo inteiro e defende debate
Passageiras tiram foto de homem tentando tocá-las em ônibus e PRF intercepta suspeito
Visto para os EUA, liberação de helicóptero, lanchas e 15 imóveis: veja pedidos feitos por delator do PCC antes de delação com o MP
Entenda a situação da 'família imperial' no Brasil
Losartana: 2° medicamento mais vendido no Brasil age no controle da hipertensão; tire dúvidas
Mais do G1
Vítimas se exercitavam no local, na cidade de Zhuhai, no sul da China. Polícia diz que motorista cometeu crime por não concordar com acordo de divórcio com sua ex-esposa. Outras 43 pessoas ficaram feridas.
Mundo
Presidente prometeu que não governaria como um ditador em seu novo mandato, 'exceto no dia 1'. Saiba o que ele pode ou não fazer assim que assumir novamente a Presidência.
56 seg
Eleições nos EUA 2024
Redes sociais e a cultura de celebração do corpo perfeito podem colocar a prática do naturismo em risco.
34 seg
Turismo e Viagem
Pela 1ª vez realizado no Brasil, encontro reúne as maiores economias do mundo para criar propostas sobre temas de interesse global. Cúpula será nos dias 18 e 19/11, mas o G20 Social, o U20 e o Aliança Global Festival já movimentam a cidade a partir de quinta (14).
G20
Senador pela Fórida foi um dos três finalistas para a escolha de vice-presidente de Trump. Cargo é equivalente ao de ministro das Relações Exteriores no Brasil.
3 min
Eleições nos EUA 2024
Texto ainda não é oficialmente uma PEC, mas tem movimentado debate público. Tanto a Constituição quanto a CLT não fazem menção a modelos específicos de escalas de trabalho.
Política
A morte por esfaqueamento de uma jovem húngara, assassinada logo após dar à luz, intriga a polícia há 15 anos.
Mundo
Soldado relatou que, após atravessar a porta de vidro da entrada, se posicionou à frente do delator e da namorada, quando ouviu o barulho de disparos. Antonio Vinicius Lopes Gritzbach foi morto com 10 tiros na área de desembarque do Aeroporto Internacional de São Paulo na sexta (8).
São Paulo
VEJA MAIS
últimas notícias
Globo Notícias
© Copyright 2000-2024 Globo Comunicação e Participações S.A.
コメント